Universidade Gratuita é um dos programas de assistência financeira estudantil do Ensino Superior oferecidos pelo Governo de Santa Catarina. Ele oferece gratuidade de ensino para estudantes de cursos de graduação em fundações e autarquias municipais universitárias e entidades sem fins lucrativos de assistência social.
Ser natural do Estado ou residir nele há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na universidade.
Ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência (IC), observados os seguintes critérios, além de outros definidos em decreto:
a) Renda familiar per capita mensal;
b) Situação de desemprego do aluno e/ou responsável legal desde que seja comprovado vínculo empregatício nos últimos dois (2) anos;
c) Gastos familiares mensais com habitação, transporte e educação;
d) Gastos familiares mensais com tratamento de doenças crônicas;
e) Patrimônio do grupo familiar.
Estar cursando a primeira graduação com recursos públicos estaduais, desconsiderados para esse fim os cursos de licenciatura curta.
Possuir renda familiar per capita inferior a:
a) Oito (8) salários mínimos nacionais, no caso dos estudantes matriculados no curso de Medicina;
b) Quatro (4) salários mínimos nacionais, no caso dos estudantes matriculados nos demais cursos.
Para se candidatar ao Programa Universidade Gratuita, o estudante precisa estar regularmente matriculado. A Uno está com matrículas abertas, garanta sua vaga:
1 - Acesse o site: sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br;
2 - Clique em "Fazer Cadastro" no canto superior esquerdo da tela;
3 - Preencha as informações solicitadas.
IMPORTANTE: Todas as informações preenchidas no cadastro deverão ser comprovadas através da documentação enviada na Etapa 2:
1 - Acesse o Minha Uno;
2 - Clique em Graduação > Bolsas de Estudo > Programa Universidade Gratuita;
3 - Selecione o curso desejado;
4 - O sistema irá gerar um código de acesso;
5 - Clique em "Envio de Documentos";
6 - Após o envio de todos os documentos, na mesma página que gerou o código de acesso, clique em "Confirmação";
7 - Agora você só precisa aguardar a avaliação dos seus documentos!
R: A legislação estabelece que, para se inscrever no Programa, é necessário que seja a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando os cursos de licenciatura curta. Isso significa que, caso um estudante tenha uma primeira graduação em uma universidade particular, federal ou com bolsas do Prouni (recurso federal), ele ainda está apto a se inscrever no Programa. Confira os exemplos:
R: Pode concorrer, mas será necessário cancelar a bolsa no início do semestre.
R: Os anexos estão disponíveis na Página de Bolsas da Uno e na portaria publicada semestralmente.
R: Sim, os documentos são os mesmos, apenas para os estudantes são necessários alguns documentos específicos.
R: Caso o grupo familiar se restrinja ao próprio candidato, este deverá comprovar percepção de renda própria que suporte seus gastos nos meses de referência da portaria, condizente com seu padrão de vida e de consumo, sob pena de indeferimento.
R: Pode enviar apenas os documentos que são necessários para a sua situação.
R: Será considerado como comprovantes de residência referente ao período citado, recibo completo do Imposto de Renda, conta de energia elétrica, água, gás, internet ou telefone.
R: A bolsa tem duração até o final do curso, mas precisará fazer a renovação a cada semestre. Nos próximos semestres, será publicada uma portaria para os estudantes que não possuem bolsa.
R: Os estudantes contemplados com bolsa precisam cumprir 20 horas por mês de benefício recebido em projetos de extensão. Podem realizar essas horas durante o curso ou até 2 anos após a conclusão da graduação. Os projetos estão em andamento e assim que tiverem disponíveis para efetivação das horas, os estudantes contemplados com bolsas serão avisados.
R: Após o envio dos documentos no sistema do Minha Uno, caso tenha documentos que precisam de ajustes, o estudante receberá um e-mail informando a necessidade de ajustar o processo. O estudante pode enviar os documentos pelo Minha Uno e ajustar as informações de acordo com os documentos entregues no cadastro do Programa Universidade Gratuita.
R: O estudante será notificado por e-mail e fará o envio pelo Minha Uno, mas orientamos o acompanhamento do status do processo no sistema.
R: O Setor de Bolsas está atendendo no Setor A, das 7h30 até às 21h. Orientamos para buscar o atendimento o quanto antes.
R: Em nome do estudante ou grupo familiar.
R: Os meses de comprovação da renda estarão disponíveis na portaria publicada para o processo de bolsas no referido semestre.
R: O programa do Uniedu terá continuidade apenas para quem já possuía o benefício, conforme previsto em legislação.
R: O Enem não é um critério exigido para o Programa Universidade Gratuita.
R: Sim, os valores são definidos e publicados na Página oficial da Secretaria da Educação.
R: Sim, para a inscrição ser considerada válida, o estudante precisa realizar o cadastro no Programa Universidade Gratuita, no site: Clique para acessar e enviar os documentos de forma on-line pelo site do Minha Uno conforme período de inscrição na portaria publicada para o semestre.
R: Para obter o valor da renda familiar bruta mensal, somar o valor da renda bruta dos meses de referência da portaria publicada para o semestre, de cada um dos membros do seu grupo familiar e dividir por 3. Fazer esse procedimento com todos os membros do grupo familiar para obter a média individual. Após, somar a média individual de todos os membros que resultará no valor total da renda a ser inserido no formulário de inscrição.
R: A distribuição das bolsas segue o critério do índice de carência gerado no cadastro do Programa Universidade Gratuita. Não tem um número de bolsas específico para cada curso. A distribuição ocorre de forma geral, seguindo o índice de carência do estudante.
R: Em caso de contemplação na metade do semestre, o valor da bolsa compreende os meses de julho a dezembro. Se contemplado no primeiro semestre, a bolsa cobre os meses de janeiro a junho, ou seja, o estudante recebe 6 parcelas. Os valores já pagos serão devolvidos aos alunos, conforme critérios definidos em portaria.
R: O reembolso será feito conforme a portaria publicada para o semestre.
R: A data de ingresso para comprovar a residência no Estado de SC, se refere a data de início da graduação. Você encontra essa informação no histórico escolar de graduação. O aluno pode solicitar pelo acesso no Minha Uno - Graduação - Protocolo Digital - Solicitação de Documentos - Histórico Escolar de Graduação.
Você também consegue essa informação no contrato de matrícula
Visite o Setor de Bolsas no bloco B da Unochapecó ou entre em contato:
Telefone: (49) 3321-8252
WhatsApp: (49) 3321-8000
E-mail: [email protected]